Outro artista mundialmente famoso pelo questionamento político implícito em seu trabalho é o britânico Banksy, cuja identidade real nunca foi revelada. Banksy já teve obras suas avaliadas em pequenas fortunas, tornando-se mesmo objeto de preservação pelas próprias comunidades onde são realizadas.
Em seus trabalhos, é comum a preocupação com o estilo de vida que somos obrigados a levar, com a diminuição de parques, áreas verdes, o excesso de consumo, a falta de espontaneidade do mundo industrializado e a segregação das classes sociais.
E quem é que não sente falta de uma vida mais sua, mais intensa e verdadeira? Não só os adeptos de "uma mochila e um destino" sentem falta de liberdade, mas todos nós, em vários graus.
Estamos tão acostumados com a rotina diária que nem percebemos que todas essas coisas acontecem a nossa volta, como quando nos acostumamos ao barulho das avenidas, não "escutando" mais o seu ruído, ou quando nos acostumamos à violência. É nesse ponto que a arte vem nos resgatar.
Conheça alguns de seus trabalhos:
0 comentários:
Postar um comentário