sábado, 14 de maio de 2011

Fotografando a Manobra

A fotografia esportiva é uma profissão apaixonante, casando a oitava arte e o esporte. E também pode ser um hobby tão emocionante quanto qualquer prática esportiva. Registrar manobras radicais, detalhes e reações de encher os olhos naqueles momentos cruciais durante um movimento ou exercício esportivo requer tanta sensibilidade e entendimento do esporte, quanto a própria modalidade esportiva em si.

Da mesma forma que o atleta precisa de uma boa mochila para levar seus equipamentos e roupas, o fotógrafo precisa de sua fiel mochila, sempre pronta para lhe fornecer água, toalha, o laptop para descarregar fotos, as baterias extras, etc. Pra isso, é necessário uma companheira tão resistente quanto uma mochila Risca emborrachada, com vários compartimentos internos, costas estruturadas, refletivos de segurança.

Aqui vão algumas dicas para você que pretende se aventurar nesse hobby pouco comentado, mas que é imprescindível para o registro e eternidade de manobras esportivas, sejam elas escaladas em rochas escorregadias na cachoeira do camping, ou aquele grind perfeito no corrimão da escada do parque, onde você e seus amigos vão para curtir um bom skateboarding.

1.       Proteção: não somente a roupa adequada para cada ocasião, como o tênis com boa aderência ao solo, mas também o protetor solar, a capa de chuva para si e para a câmera, repelente de insetos, óculos escuros e squeeze com água.
2.       Fotografar em JPG: esporte e velocidade andam juntos. Escolha o modo de gravação de imagem mais rápido para não perder as nuances de cada salto, cada manobra. Não se preocupe com poeira, água, galhos, grama: o ruído faz parte da modalidade.
3.       Prática: afie sua mira, o foco, a luz. Experimente.
4.       Equipamento: não esqueça suas ferramentas: lentes, baterias, cartão de memória, barra de cereais, água e equipamentos de proteção adequados à cada esporte. Afinal, também vale sair detrás da câmera e protagonizar alguma ação. Lembre-se que você vai precisar de uma boa mochila pra levar isso tudo!


0 comentários: