sábado, 21 de maio de 2011

Intervenções Urbanas III - Reverse Graffiti

Dando continuidade à série Intervenções Urbanas, sobre as quais falamos há algumas semanas, vamos conhecer outra modalidade muito bacana: o Reverse Graffiti, que, aqui no Brasil, tem como grande expoente o paulista Alexandre Orion

Veja abaixo o video Ossário - Arte Menos Poluição, onde o artista desenha não pintando, mas removendo a fuligem impregnada nas placas do túnel Max Feffer, em São Paulo. Embora ele não estivesse realizando nenhuma contravenção, pois não pixou, todo o trabalho foi literalmente por água a baixo. Mas ficou a reflexão sobre a saúde, sobre o planeta, sobre a arte.


A arte urbana faz parte do espírito Risca®. Veja abaixo outros artistas ao redor do mundo comprometidos com a estética e a mensagem desta forma de arte.

Moose - Big Brother Eye, Reino Unido 
O olho do Big Brother, uma referência ao clássico 1984, de Orwell.
Considerado o avô do Reverse Graffiti, Moose deixou sua marca no  Reino Unido e adjacências


Moose - Reverse Graffiti Project, Sâo Francisco, Califórnia
O muro foi alvo de muito detergente, escova de aço e outros produtos de limpeza, trazendo slogans e mensagens inovadoras e limpas, que inevitavelmente se transformam em obras de arte.

Alexandre Orion - Ossário, São Paulo
Da mensagem forte limpa no túnel Max Feffer ficam os registros digitais e um eco na memória de quem viu ao vivo.

Scott Wade - Reverse Graffiti em carros, Colorado, EUA
A obra não irá resistir à próxima chuva, mas o trabalho deste artista, que limpa a poeira com pincéis artísticos sobre o vidro de seu carro, sujo diariamente pela poeira da estrada, é muito mais intrincada que um simples "Lave-me". Aliás, dá dó. Fica o registro digital.

Também é dele esta Mona Lisa, com Sternen Nacht, de Van Gogh...

...e o jogador Ronaldinho Gaúcho. =)

0 comentários: