domingo, 26 de fevereiro de 2012

Mochilada Real - VI



Cachoeira do Tabuleiro - refrescando até a alma.

Considerada uma das 7 maravilhas da Estrada Real, a Cachoeira do Tabuleiro é a mais alta de Minas Gerais (273 metros) e a terceira do país. O paredão rochoso, avermelhado, que a aconchega é de tirar o fôlego. O volume de água varia bastante em cada época do ano, chegando a fazer a cachoeira desaparecer no ar, numa cortina de garoa antes de chegar ao seu destino. Aliás, que destino: um poço de 700 metros quadrados e 18 metros de profundidade de águas sempre frescas. É preciso cuidado ao entrar: há blocos de pedra submersos.

No mesmo rio, há um vale com piscinas naturais entre as pedras, para banhos deliciosos depois da caminhada. Na parte alta da cachoeira, de acesso mais difícil, a vista exuberante e outras piscinas naturais recompensam os mais ousados.

Não só as águas são refrescantes. O local todo é mais frio, com correntes de vento constante, poucos raios de sol e águas sempre abaixo dos 20Cº.

Localizada no Parque Estadual Serra do Intendente, o local só pode receber 150 pessoas por dia. Vale muito a pena concorrer por essa oportunidade.

Lembre-se sempre: roupas claras para facilitar visualização, protetor solar, água, câmera e repelente. Leve tudo da sua mochila Risca ;-)


0 comentários: