sábado, 7 de janeiro de 2012

Mochilada Real - IV




A Gruta Lapinha, localizada em Lagoa Santa, é uma das sete maravilhas da Estrada Real. Um verdadeiro templo geológico, a gruta é uma escultura natural de beleza inspiradora. Com 511 metros de extensão, 40 de profundidade, a gruta tem 15 salões que podem ser visitados pelo público. As rochas de formato extraordinário dão nomes aos salões, como o Salão da Catedral, gigantesco salão decorado com formas das mais interessantes, insinuando uma grande catedral barroca no interior da rocha. O salão dos índios leva esse nome por causa das rochas esculpidas pelo vento que formam desenhos de faces que parecem indígenas.

No salão da Cascata, considerado o mais bonito, a rocha lembra uma cascata de águas congeladas numa fotografia de pedra, formada por milhares de estalagmites. Nos corredores e nos salões, formas insinuam-se sobre as cabeças dos visitantes, como nuvens sólidas desenhadas por séculos de labuta da água e do calcário.

Um dos salões leva o nome de Peter Lund, o famoso e importante cientista descobridor da caverna.
As visitas são diárias, das 9h30 às 17h. A caverna é iluminada para que os turistas não percam nenhum detalhe. Escadas com corrimão tornam todo o ambiente muito acessível. E então, que tal a sombra da rocha refrescante como destino de passeio? Vamos lá, mochila Risca, câmera, repelente, água e protetor solar.

0 comentários: